quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dicas valiosas pra vc que tem ministério infantil

Dicas valiosas pra vc que tem ministério infantiL

Toda criança gosta de uma boa historia...
Ela é um dos meios mais eficientes de ensino,
o método que Jesus, o melhor professor,usava ao ensinar!
Conte histórias Bíblicas, ilustrações, de fundo moral e evangelístico, histórias que ajudem as crianças a entenderem melhor o assunto, ou historias sobre quando você era pequeno...rs
( Eu tenho um monte  rs )
Existem varias formas de fazer a criança
prestar atenção nas suas historias...
Vou deixar aqui algumas dicas de como conta-las de forma criativa:
*Não apenas leia, isso é triste rsrs
Conte a historia com suas palavras (pra isso leia ANTES neh? ) coloque emoções nelas, mude seu tom de voz, seu jeito de falar,
não olhe apenas para o livro, olhe para as crianças e veja as reações delas. Mas, para isso, claro, é preciso conhecer muito bem a historia que irá contar...
*Use um baú, uma caixa ou uma sacola de historias rs
Contendo nela objetos que façam parte da sua historia,
vá retirando conforme vai contando, ou, se preferir faça deles personagens e conte como um mini-teatrinho, um pregador de roupas pode ser um temido jacaré... uma bola de algodão uma das ovelhas perdidas... use sua imaginação e a criatividade que Deus te deu, mas se achar que não tem, peça a Ele , que certamente lhe dará...
*Use fantoches, palitoches, dedoches para interpretar.
( Funciona melhor com os pequenos, mas as vezes ate os maiores se juntam a eles para ouvir... rs )
*Vá usando uma roupa igual a de algum personagens e deixe elas descobrirem de qual historia você vem...rs
*Chame crianças que gostam de participar para fazer parte da historia... ( Isso eu faço mto aqui  )
*Faça algumas perguntas durante a historia para ver se estão prestando atenção. Use palavras que entendam, crianças costumam ter uma linguagem própria a sua idade, então não use palavras que ainda não possam compreender... senão vc facilita eles de NÃO entenderem nada 
*Faça um tapete de historias com E.V.A e criatividade,
não é um tapete comum, é um "Tapete-cenário" para as historias com dedoches e objetos.
*Use auxilio visual com desenhos grandes sobre a historia e vá contando: "Esta é a Maria..." Varie tbm o formato dos visuais!
Redondos, quadrados, isso tbm chama a atenção 
*Interprete. Suba numa cadeira para contar a historia de Zaqueu...conte sobre árvores onde vc já subiu..deixe-os falar e participar da sua historia...
*Use objetos, use a imaginação, a criatividade, a curiosidade deles!
Use uma lanterna para falar sobre a luz... peça para fecharem seus olhos e conte sobre o cego Bartimeu... esconda uma moeda de chocolate e conte sobre a dracma perdida...
(só não esqueça de no final dar uma pra cada...  )
Enfim,
Existem inúmeras formas de se contar uma boa historia,
só não esqueça de uma coisa importante:
Quando vamos falar com crianças a primeira coisa de que precisamos é ganhar sua atenção inicial, senão a aula estará perdida...
Diferente dos adultos elas são comunicativas, todas se conhecem,
e quando não, fazem questão de se conhecer e saber das novidades, por isso é preciso fazer algo que desperte sua atenção para NÓS..
Estas dicas você encontra na minha apostila, mas vou deixar uma que mais uso aqui, por natureza, crianças são muito curiosas, então procuro sempre usar isso ao meu favor, e ao iniciar uma aula digo:
"Quem será que sabe o que tenho aqui?"
"Quem sabe o que é isso? E pra que serve?"
Bem, usando estas dicas para contar suas historias,
creio que a cada dia você encontrara outras, pois toda jornada, começa com um primeiro passo neh 
Mas lembre-se de adaptar cada historia contada com a palavra e a lição que você vai dar... a historia não é algo "a parte" deve SER parte da aula!
Fonte desta imagem: http://www.educa.madrid.org


Um comentário:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Minhas saudações.
    António Batalha.

    ResponderExcluir

GIRLSPT.COM - Cursores Animados